MPF abre inscrições para evento sobre corrupção na política

 

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) abriu as inscrições para o evento “Dia Internacional de Combate à Corrupção – Corrupção na Política”, a ser realizado em 7 de dezembro, antecipando a celebração da data, comemorada em 9 de dezembro. A atividade é aberta ao público em geral, mediante inscrições efetuadas, gratuitamente, por meio do site www.prba.mpf.gov.br.

Entre os palestrantes confirmados estão a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, a Profª Dra. em Comunicação e Cultura Contemporânea Malu Fontes e o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, que teve importante atuação nas Eleições 2012 na aplicação da Lei da Ficha Limpa no estado.

Em relação ao tema, o procurador Vladimir Aras, coordenador da Divisão de Combate à Corrupção (DICCOR), explica que é preciso avaliar em que medida a atuação dos órgãos de persecução criminal pode contribuir para que o Brasil seja verdadeiramente uma República. “É preciso que as regras de gestão pública sejam respeitadas. No momento em que novos prefeitos assumem os destinos de milhões de brasileiros, a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal traçam limites claros entre a Política e o ilícito. A sociedade tem direito a gestores probos, e a impunidade neste campo tem de chegar a um fim”, afirma.

Foram convidados para o evento representantes de diversos órgãos federais na Bahia, entre eles, a Controladoria Geral da União, que apoia o evento, a Polícia Federal, e o Ministério Público do Estado da Bahia.

A atividade está prevista para ocorrer das 14h às 18h, na sede do Ministério Público Federal na Bahia, situado na Rua Ivonne Silveira, 243, Loteamento Centro Executivo, Doron.